20.8.09

Coleção Alto Verão 2008 "Luz da luz"

ALTO-VERÃO 2008 :: LUZ DA LUZ


“Eu procuro a claridade, a luz da luz.”
(Rubem Valentim)

A proposta alto-verão 2008 da marca baiana SOUDAM&KAVESKI para o Oi Fashion Tour Recife, que aconteceu em outubro de 2007, foi a coleção LUZ DA LUZ.

Inspirada em Rubem Valentim – baiano, pintor e escultor abstrato “conteudístico” – a dupla busca a forma sem perder a raiz brasileira. Figuras e cores da mística do candomblé também fazem parte das referências visuais da grife. Mesmo bebendo de inevitáveis e variadas influências que os conduz a um ambiente estético contemporâneo, os estilistas têm como eixo para suas criações a vivência, fugindo das interpretações fáceis da cultura brasileira e nordestina.

A coleção mistura o futurismo de meados dos anos 60 e 70 com estampas de influência étnica. Formas geométricas, ora mais amplas, ora mais ajustadas. A proporção do feminino é sempre curta; exceto nos macacões e calças. Masculino refinado com ar esportivo nos capuzes e camisas pólo. Gancho mais baixo nas calças secas com fechamento envelopado, bermudões e calções. As cabeças, que são sempre uma marca da grife, trazem turbantes que também remetem à ambiência dos anos 60. Na cartela de cores destaque para tons de bege, vermelho, azul-marinho, preto, branco e verde tecnológico, em linho, algodão, tafetá, gaza de seda e malharia.

Os acessórios exclusivos são da designer e arquiteta baiana Kelba Varjão, que tem como matéria-prima couro curtido, vinílico e pedraria com formas geométricas. Trabalhando há 5 anos com design de bijoux, Kelba já tem mais de 20 pontos de venda só na Bahia.

Destaque para os especialíssimos sapatos do designer italiano Franco Aliperti. Após 10 anos trabalhando na Itália com nomes como Grimaldi&Giardina, Alberto Latuada (estilista Dior), Lerre e Fendi, no design de coleções e controle de qualidade, o jovem e experiente Aliperti traz sua história de paixão por sapatos para a Bahia, através da sociedade com o empresário Peter Bix Meirelles. A coleção Luz da Luz vai desfilar peças inéditas com design que remete aos anos 60 e 70, que têm acabamento especial nas formas e bases, forro e solado de couro puro, saltos fachetados feitos à mão, matéria-prima top de linha e qualidade de primeiro mundo.

Quem não pode faltar é Negra Jhô, a convidada top-estrela-amuleto, que participa dos desfiles da grife desde o início. Cabeleireira de penteados étnicos e figura cult de Salvador, Jhô foi aplaudida de pé nos desfiles anteriores.

Costurando tudo a trilha sonora que evoca a contemporaneidade nos ares daquelas décadas.

“Partindo desses dados pessoais e regionais, busco uma linguagem poética, contemporânea e universal, para expressar-me plasticamente. Um caminho voltado para a realidade cultural profunda do Brasil - para suas raízes - mas sem desconhecer ou ignorar tudo o que se faz no mundo, sendo isso por certo impossível com os meios de comunicação de que já dispomos, é o caminho, a difícil via para a criação de uma autêntica linguagem brasileira de arte. Linguagem pluri-sensorial: O sentir brasileiro.”

APOIO: Anvitur Viagens e Turismo
CONVIDADA: Negra Jhô
SAPATOS: Franco Aliperti
ACESSÓRIOS: Kelba Varjão
TRILHA SONORA: Dinha Ferrero / DJ Môpa
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO: Renata / Sandra
COSTUREIRA: Angélica
COORDENAÇÃO: Dinha Ferrero / Luciana Moniz